Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

CUIDADO! ALIMENTOS QUE AMARELAM OS DENTES - COMO COMBATÊ-LOS?

03-04-2017

https://lensvid.com/wp-content/uploads/2013/10/Fix-Teeth-in-Photoshop-and-Lightroom.jpg

 

Todos estamos habituados a ver na televisão sorrisos perfeitos e dentes espetacularmente brancos. Mas como é que eles conseguem? Obviamente, a maioria dessas pessoas passa por caros tratamentos para branquear os dentes, uma vez que é frequente que, com o tempo e com os nossos hábitos de vida, os dentes acabem adquirindo uma cor amarelada.


Como já se sabe, uma das principais causas costuma ser o tabaco, mas é interessante saber que muitos dos alimentos que consumimos todos os dias atacam também o nosso esmalte, tornando-o amarelo, e, sem dúvida, é algo que nos incomoda bastante. Como evitá-lo? Descubra hoje mesmo.

 


    Alimentos que amarelam os dentes


Geralmente, o processo mediante o qual os nossos dentes se tornam amarelados é lento, mas contínuo. O que acontece é que o ácido de muitos dos alimentos que consumimos normalmente ataca o nosso esmalte deixando aparecer a dentina (uma capa um pouco mais profunda do dente).


O mais habitual é que as pessoas idosas, devido ao tempo, tenham os dentes mais amarelos do que as pessoas jovens. Não obstante, esse tom amarelo pode aparecer mais cedo se levarmos uma dieta inadequada. Descubra quais alimentos serão os seus inimigos para exibir um sorriso bonito.

 

https://2sn41a469dba1rttrr2imjjp-wpengine.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2015/01/Coffee-and-Tea.jpg


1. Café e o Chá


O que seria das nossas manhãs sem essa chávena de café? E as nossas tardes sem essa saudável chávena de chá? Bem, temos que dizer que, em geral, costumam ser os alimentos mais daninhos para os dentes. A razão é simples: é o que mais consumimos ao longo da nossa vida e o que mais facilmente entra pelos poros do nosso esmalte.


Mas, não se trata de eliminá-los por completo da nossa dieta, mas simplesmente de não consumi-los em excesso. O ideal, por exemplo, é misturar o café ou o chá com um pouco de leite, ou com uma bebida de soja ou aveia. O impacto será então muito menor.

 


2. Vinho Tinto


Este é outro dos inimigos mais clássicos para o esmalte dos nossos dentes. É muito frequente que depois de ter bebido uma taça de um bom vinho tinto, os nossos dentes fiquem manchados. O que podemos fazer? Como sempre, o melhor remédio é manter o equilíbrio e não nos exceder.


Já se sabe que um copo de vinho por dia é muito benéfica para a nossa saúde, não sendo necessário prescindir dela, mas, lembre-se de escovar os dentes depois de ter bebido esse copo.

 

https://www.hookah-shisha.com/store/pc/catalog/Soda.jpg


3. Refrigerantes de Cola


Cuidado! Os refrigerantes de cola são grandes inimigos para a saúde dos seus dentes. Os seus ácidos fosfóricos não só amarelam os dentes, mas também corroem o esmalte e atacam a própria peça dental, sem falar dos seus adoçantes, aqueles tão conhecidos por nos provocar cáries. Recomendação? Evitar por completo o consumo destas bebidas.

 


4. Gelados


Pode ser que até o surpreenda, mas os clássicos gelados que consumimos no verão, são grandes inimigos para o seu esmalte dental. São produtos refrescantes elaborados com numerosos produtos químicos, como adoçantes e ácidos que contêm essas cores atraentes.

 

http://www.foodnutritiontable.com/_lib/img/prod/big/bessensap.jpg


5. Sumos de Cores Escuras


Estamos a falar dos sumos de amoras, de groselhas, de mirtilos, de beterraba, etc… Sabemos que são muito bons para a nossa saúde, mas também amarelam bastante os nossos dentes. Todas as frutas de cor escura, e inclusive os vegetais como os tomates, contêm ácidos que se filtram nos dentes e os danificam.


Consuma-os, mas sempre com a devida moderação.

 


6. Molho de Soja


Hoje em dia, muita gente adora este molho. Ele é ideal para combinar com as nossas verduras, com os mais variados molhos, nesses pratos orientais de que tanto gostamos. Entretanto, ele pode tingir os nossos dentes.

 

http://caloriecounter.io/wp-content/uploads/2015/10/balsamic-vinegar.jpg
7. Vinagre Balsâmico


Com o vinagre balsâmico ocorre o mesmo que com o molho de soja. Ele é um complemento indispensável para as nossas saladas e para as nossas verduras… Mas saiba que, sempre que o vinagre for escuro, como é o caso do balsâmico, ele pode tingir nossos dentes.


Mas, os dentistas advertem-nos de algo interessante: sempre que incluir alface, você vai estar a usar uma barreira natural para proteger o seu esmalte dos ácidos. Então, não se esqueça, coma sempre um pouco de alface para evitar os dentes amarelos.

 


    Como Tratar os Dentes Amarelos?


- O ideal é cuidar sempre da nossa alimentação. Quando um dente se amarela significa que ele está a perder o esmalte, então, que é o mais provável de acontecer para precisarmos de um tratamento médico para restaurá-lo. É fundamental que, para não chegar a esse extremo, proteja bem o seu esmalte do impacto dos ácidos presentes nos alimentos.


- Coma uma maçã por dia. É o ideal para cuidar do esmalte dental e fortalecê-lo.


- Beba um copo de água depois de comer. Desse modo você facilita a salivação e evita que o esmalte se amarele.


- Escove sempre os dentes depois de cada refeição.


- Outro remédio muito tradicional para branquear os dentes, que você pode experimentar se assim o desejar, é esfregar os dentes com a pele de uma banana. Ao conter ácido salicílico, ajuda-nos a manter os dentes em bom estado.

 
 
 
 

fonte: Adaptado de: "Mais Vida"

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.